Cansaço mental, insônia, desânimo e tristeza sem causa aparente?

Você não precisa lidar com tudo isso sozinho!

Saiba que ter o apoio de um profissional é o passo mais importante para iniciar a recuperação da sua saúde mental.

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada em setembro de 2024 pelo Calendário da Saúde, 45% dos entrevistados relataram problemas com ansiedade, sendo os jovens de 18 a 24 anos os que mais mostraram estar sofrendo com os sintomas? Além disso, a pesquisa também revelou que 19% dos entrevistados sofrem de depressão.

Por isso, é muito importante perceber os sinais diários e então buscar ajuda. Então, se você:

Se sente triste, desmotivado(a) ou sem esperança, mesmo sem um motivo específico;

Perdeu o interesse ou o prazer por atividades que antes lhe traziam alegria;

Vive constantemente preocupado(a), com pensamentos que parecem impossíveis de controlar;

Experimenta uma sensação de cansaço extremo, mesmo após noites de sono;

Tem dificuldades para pegar no sono ou acorda várias vezes durante a noite;

Sente irritabilidade ou mudanças de humor que afetam sua rotina;

Vou conseguir voltar a dormir após a consulta?

A insônia um problema que afeta muitas pessoas e não ter boas noites de sono pode desencadear diversos problemas, inclusive agravar quadros de depressão e ansiedade, que podem estar diretamente ligados.

Por este motivo, durante a consulta, eu vou, com você, encontrar os motivos que podem estar causando a insônia, como por exemplo:

Vou analisar o seu dia a dia com ouvidos bem atentos a cada detalhe.

Com isso, vou trazer o melhor tratamento para que você volte a ter um sono de qualidade. E se você sentir que está dependente de remédios, também vou encontrar a melhor forma de você, aos poucos, ficar livre deles.

O que você pode esperar da consulta?

O nosso primeiro encontro será para que eu possa te ouvir e entender o que te motivou a buscar o meu apoio. Então, neste momento, estou totalmente aberta para te escutar, sem julgamento.

Diante disso, eu vou:

Escutar o que está te incomodando;

Acolher os seus sentimentos e te ajudar a organizá-los;

Entender as suas dores e como elas estão dificultando a sua vida;

E então buscar, com base em tudo que me disse, as causas do problema

Feedback de nossos pacientes:

Eu, Dra Cintia Maria,

Estou pronta para te dar a mão e te guiar pelo melhor caminho para você melhorar o seu sono, aprender a lidar com a sua ansiedade e fortalecer o ânimo para viver.

Eu sou formada em medicina pela UFPR, em 2010, com residência em psiquiatria, em 2015, pela UFRJ. Desde que comecei a minha graduação em medicina, sempre priorizei o acolhimento dos pacientes e isso me fez perceber o quanto a saúde mental ajudava nos tratamentos.

Desse modo, eu descobri que a minha vocação morava exatamente neste ponto: ajudar meus pacientes a se curarem das dores que, muitas vezes, não são físicas, mas que precisam de uma grande atenção e cuidado.

Assim, desde a conclusão da minha residência, eu me dedico a apoiar aqueles que precisam recuperar a qualidade de vida, ajudando-os a reconhecer os sintomas e então indicando a melhor forma de fazê-los abraçar a vida novamente.

Perguntas frequentes

Como posso me preparar para a primeira consulta?

Anote sintomas, dúvidas e histórico de saúde. Se usa medicamentos ou teve tratamentos anteriores, leve essas informações.

Em média, uma consulta psiquiátrica dura de 45 minutos a 1 hora. No entanto, o tempo pode variar, principalmente, na primeira consulta.

O psiquiatra é um médico especializado que pode diagnosticar e tratar transtornos mentais com medicamentos e outras abordagens, enquanto o psicólogo foca no apoio emocional e no desenvolvimento de habilidades para lidar com os problemas.

Sim, mas é preciso fazer uma avaliação do caso e verificar a possibilidade de realizar o acompanhamento do paciente, na tentativa de mudar os padrões de comportamento sem a ajuda de medicamentos.

O psiquiatra pode avaliar e prescrever medicamentos específicos para ajudar a melhorar o sono, caso esse seja um dos sintomas.

Sim, todo o conteúdo discutido na consulta é protegido pelo sigilo médico.

Tudo vai depender do estado emocional do paciente e se será preciso o uso e controle de medicamentos.

Redes Sociais:

Todos os Direitos Reservados Dra. Cintia Maria © Copyright 2024